You are currently viewing O cravador de pedras preciosas e a arte da cravação

O cravador de pedras preciosas e a arte da cravação

O cravador de pedras preciosas e a arte da cravação. Neste post, além de compreender o quão bonita e delicada é essa arte chamada cravação, você vai saber o que é preciso para ser um excelente cravador, o profissional responsável pela fixação das pedras nas joias, semijoias e bijuterias.

Hoje em dia, os termos “pedras preciosas” e “pedras semi preciosas” já não são utilizados por profissionais do ramo.

Eles eram utilizados para diferenciar o diamante, o rubi, a safira e a esmeralda, consideradas mais valiosas, de outras pedras como ametista e água-marinha, por exemplo.

Porém, isso desvalorizava a pedra e, dependendo da qualidade delas, podia ocorrer uma inversão de preços e, portanto, de valor final.

Hoje, o termo correto é gema para qualquer pedra natural. Por isso, vamos utilizá-lo a partir daqui, ok?

Num próximo post falarei, inclusive, sobre as diferenças de pedras naturais e sintéticas.

cravação-de-joias

Cravação de Joias

A cravação é uma técnica de joalheria que pode ser considerada uma verdadeira arte na união do metal com a gema. Através dela é feita a fixação da gema na peça.

Pode ser feita com várias técnicas, utilizando fios, chapas e fitas do metal, sem que a gema sofra rachaduras ou se solte. Clique aqui para conhecer os tipos de cravações.

Além da fixação perfeita é preciso levar em conta e promover uma boa luminosidade à gema, escolhendo um tipo de cravação que permita a entrada de luz. 

Assim como em outras técnicas de joalheria, na cravação é necessário empregar conhecimentos específicos para unir metais e gemas de maneira que o resultado final atenda as exigências do trabalho conjunto de três profissionais: o ourives, o cravador e o designer.

Muitas vezes um único profissional exerce as três funções. No entanto, é importante saber que a cravação requer trabalho especializado.

tipos-de-cravacao-em-joias

A cravação sempre estará relacionada com o tipo de lapidação da gema e o design da peça.

Em muitos casos, quando a cravação da gema é mais simples, o próprio ourives ou autor da joia faz o trabalho, como é o caso da cravação de cabochões, por exemplo.

Todavia, na cravação pavê, cravação invisível e algumas outras é necessário a atuação do cravador, um profissional especializado que precisa de muita habilidade e conhecimento.

Apesar de ser um processo sistemático, muitos cravadores desenvolvem suas técnicas e aprimoram outras já existentes.

joias-com-cravacao

O cravador de pedras preciosas ou gemas

O profissional especializado em fixar as gemas nas peças de metal é o Cravador. Ele desenvolve um trabalho tão importante quanto do ourives pois, além das técnicas apuradas e específicas da cravação, deve conhecer aspectos importantes das gemas como, por exemplo, sua dureza, brilho, coloração, etc.

Também depende de conhecimentos sobre a dureza e maleabilidade dos metais. Mas, a grande habilidade do cravador está na manipulação das ferramentas usadas na cravação: as fresas, o buril e o peloir.

Falarei com detalhes sobre as ferramentas em outro post. 

O bom entendimento entre cravador, ourives e designer também é importante para verificação de distâncias, medidas, tamanho, calibre de pedras, etc.

cravacao-com-garras-diferentes
Cravações com garras

Todo esse conhecimento gera um valor agregado à joia, ou seja, não se restringe ao valor do metal usado ou da gema empregada. Ele está diretamente ligado ao trabalho dos profissionais envolvidos na produção da joia.

São eles que dão o requinte, a sutileza de detalhes e o valor artístico da peça. Uma joia, mesmo carregada de ouro e diamantes, pode perder valor agregado sem as mãos hábeis do ourives e do cravador.

Uma joia com um design atraente também pode ser comprometida sem a habilidade desses profissionais. Da alta joalheria até a produção de uma bijuteria, é o trabalho deles que destaca a peça.

O ourives com suas técnicas de fundição, serra, soldagem, limagem, entre tantas outras, dá à joia sua forma e design, mas estará sempre preocupado em deixar tudo ajustado, de maneira adequada para que o cravador una as gemas ao metal e complete a ideia do projeto (desenho).

“Precisão, meticulosidade e paciência resultam em um dos mais belos trabalhos da arte da joalheria: a cravação!”

joalheria-3d-guia-gratuito
Clique na imagem para baixar o seu guia Joalheria 3D

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

16 − 14 =