You are currently viewing Designer de Joias ou Modelista 3D de Joias?

Designer de Joias ou Modelista 3D de Joias?

Designer de joias ou modelista 3D de joias? Tem diferença ou é a mesma profissão? 

Essa é uma das perguntas que recebo quase diariamente. E pra você que quer ir direto ao ponto, eu respondo: Não! São profissões diferentes. Mas vamos detalhar essas diferenças aqui neste post.

Além disso, vou te dar a minha visão de quais são os caminhos para seguir em cada uma delas. Bora lá?

Designer de joias ou modelista 3D de joias?

1 - Design Vs. Designer

Antes de falarmos sobre as diferenças das profissões designer de joias e modelista 3D de joias, precisamos entender o que é design e porque é diferente de designer (com “er” no final).

De acordo com o dicionário online, Design é uma disciplina que visa à criação de objetos, ambientes, obras gráficas etc. que sejam, ao mesmo tempo, funcionais, estéticas e estejam em conformidade com as demandas da produção industrial.

o-que-e-design
Design - projeto, concepção, elaboração | Foto: Pixabay

Já o dicionário Caldas Aulete indica que Design é a concepção física, formal e funcional de um produto.

De qualquer forma, design é uma palavra em inglês que utilizamos muito no Brasil e sua tradução literal é projeto.

A diferença entre design e designer é que, como vimos o design é uma disciplina, o processo de criação de um produto ou objeto. Já o designer é o indivíduo que estuda esta disciplina, o profissional que cria ou concebe o projeto.

Resumindo tudo:

design = profissão

designer = profissional

2 - Designer de Joias - o que faz?

Agora já sabemos que designer é o profissional que cria, que concebe, então, o designer de joias é o profissional que cria as joias. Para entender exatamente o que um designer de joias faz vamos falar sobre os passos e processos que fazem parte do ato de criar.

O design está sempre relacionado ao desenvolvimento de uma solução para um problema. Aqui, a necessidade de criação de uma peça.

Essa necessidade visa atender a solicitação de um cliente ou uma ideia própria do designer.

inspiração
Arte e Inspiração | Foto: Pixabay

A partir disso, o designer entra na fase da inspiração e, para auxiliar e estimular as respostas, usa os recursos de pesquisa do tema e análise das possibilidades e tendências, o que pode e não pode ou não deseja utilizar.

Fazem parte deste estudo todas as referências de imagens, textos, objetos, a natureza, as artes, as sensações, formas e conceitos.

Normalmente, essas referências são agrupadas em um painel conhecido como Moodboard (veja mais sobre moodboard aqui)

Com todas essas referências, o designer entra num processo de experimentação, faz associações e as ideias começam a fluir.

Pequenos esboços começam a tomar forma, primeiramente sem críticas ou análises. As ideias começam agora a tomar corpo e, depois, são submetidas à avaliação.

Esboço joia e peça pronta | Foto e Design: cwtam.inobscuro.com

Assim que são definidas as especificações e formas do projeto, seu conceito geral, os desenhos são feitos com mais detalhes, na verdade, todos os detalhes e de forma técnica.

Para que possam ser aprovados pelo cliente ou seguir para o desenvolvimento de um protótipo.

Esses desenhos podem ser feitos à mão ou utilizando um computador. Aí que entra o trabalho do modelista 3D de joias. Falaremos disso no tópico 4: modelista 3D de joias – o que faz?.

3 - Como ser um Designer de Joias

A profissão de designer ainda não é regulamentada no Brasil, portanto, qualquer pessoa que se “intitule” designer não infringe nenhuma lei ou norma, porém, um designer precisa de muitos conhecimentos para atuar.

desenho-bracelete-dior
Desenho de Joias - Dior

Fazem parte deste conhecimento as teorias, conceitos e práticas de disciplinas como: História da Arte, Ergonomia, Desenvolvimento do Produto, Processos e Materiais (joia), Desenho Técnico, Marketing, Tendências, Anatomia, Moda, entre outros.

Todo esse conhecimento viabiliza tanto a produção como a comercialização da joia. Afinal, vender é o objetivo principal, na maioria dos casos.

Digo, na maioria dos casos porque também existe a joia como manifestação artística mas, aqui, ainda não abordaremos esse posicionamento.

Para adquirir todo esse conhecimento é importante, mas não obrigatório, fazer cursos em escolas de joalheria e/ou uma graduação (faculdade) de design de joias.

Entretanto, posso comentar aqui que conheço vários designers que não tem formação acadêmica, são e foram autodidatas, estudando e aprendendo no dia a dia, atuando na área e tendo sucesso na profissão.

4 - Modelista 3D de Joias - o que faz?

Basicamente, o modelista 3D de joias digitaliza ou transfere o desenho manual feito pelo designer para um software 3D, ou seja, ele faz o projeto 3D daquela joia.

Com o projeto em 3D podemos nos aproximar muito do que será aquela joia na realidade. Esse desenho 3D pode ser girado na tela, ser visto por todos os ângulos, pode ser alterado e, inclusive, ser impresso numa impressora 3D.

 

modelista-de-joias-www.leibish.com
Modelista de Joias | Foto: Leibish

Com esse desenho 3D também é possível aplicar materiais, texturas, fazer animações e fotos realistas, dando inúmeras possibilidades ao projeto, como prototipagem, testes diversos e até o produto final.

Com as tecnologias 3D cada vez mais presentes nas indústrias, nas oficinas e fábricas, o trabalho do modelista 3D se torna mais necessário e um diferencial no negócio.

Todo o processo de desenho manual, prototipagem e produção é extremamente reduzido com o trabalho do modelista 3D de joias.

Hoje, muitos designers estão se aprimorando e aprendendo a modelar em 3D para atuar nas duas funções e ampliar muito sua atuação.

 

anel-3d-para-prototipar

5 - Como ser um Modelista 3D de Joias

Para ser um modelista 3D de joias é preciso ter conhecimentos específicos de duas áreas principais: a de modelagem com um software 3D e técnicas e processos de joalheria.

As técnicas e processos de joalheria são amplamente ensinados em escolas de joalheria e cursos de ourivesaria. Podem ser encontrados como cursos completos ou separados por técnica, por exemplo: desenho de joias, cravação de gemas, galvanoplastia, fundição, forja, acabamento, etc.

Já o conhecimento de modelagem 3D de joias, claro que vou “puxar sardinha” rsrs, para o meu Curso Online de Modelagem de Joias com Rhinoceros.

curso rhinoceros online para joias
Curso de Rhinoceros para Joalheria

A vantagem do curso online é que você pode estudar no horário que preferir, mesmo que pouco tempo por dia. Afinal, sabemos o quanto o tempo é valioso hoje em dia. 

Outro conhecimento que agrega bastante é o do nicho de mercado, exemplo:  joias, semijoias ou bijuterias. Apesar de estarem dentro do mercado de joalheria cada um tem particularidades que fazem diferença na hora de produzir.

Se você deseja saber mais sobre como ser um modelista 3D de joias, fiz um post detalhado aqui no blog só falando sobre isso e com dicas especiais.

Leia aqui o post “Como ser um modelista 3D de joias”

Se essas informações foram úteis pra você compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

fifteen − seven =