You are currently viewing Joalheiro – 7 motivos para você usar um software 3D

Joalheiro – 7 motivos para você usar um software 3D

Sou joalheiro, porque devo usar um software 3D para criar e produzir joias?

Se você cria e/ou fabrica joias, semijoias ou mesmo bijuterias vai ver, neste post, 7 motivos para usar um software 3D na criação e na produção de joias.

Se você ainda não sabe o que é modelagem 3D e para que serve um software 3D você pode ler este outro post, clicando aqui.

No entanto, se você já está familiarizado com os termos modelagem 3D e software 3D, vem comigo porque vou te mostrar como essa tecnologia pode ajudar sua oficina ou fábrica de joias, semijoias e bijuterias.

Desenho de Joias Manual - Técnico ou Artístico

joias-desenho-bracelete-dior
Fonte: Dior

Durante muito tempo a única forma de representação gráfica de uma ideia, invenção ou projeto era o desenho manual. Por meio dele, cada detalhe podia ser registrado, definido e representado.

Da mesma forma, conforme as ideias e projetos ficavam mais complexos, esses desenhos evoluíram e deram origem ao desenho técnico, que se diferenciou do desenho artístico.

Portanto, o setor joalheiro sempre usou e, ainda usa, o desenho técnico ou mesmo o artístico, para informar e detalhar cada projeto de joia, desde a execução da peça matriz até a produção.

Acima de tudo, utilizando o desenho técnico, o ourives, o modelista de cera ou qualquer profissional do ramo joalheiro consegue ser fiel à ideia inicial.

Na prática, tanto os desenhos artísticos quanto os desenhos técnicos são elaborados em 2D e a representação do volume é feita pela perspectiva.

No entanto, esses desenhos requerem habilidade, conhecimento e experiência do desenhista. 

Isso impossibilita muitas pessoas, que não tem habilidade no desenho, de expressar suas ideias e executar suas criações.

Mas isso começou a mudar quando surgiram os primeiros computadores e os primeiros softwares CAD (Computer-Aided Design – Desenho auxiliado por computador) e, em seguida, os CAD 3D.

Em outras palavras, os programas 3D de joias permitiram que pessoas “comuns”, sem aptidão manual pudessem expressar suas ideias, desenhar e produzir suas joias. 

joias-desenho-remy-design
Fonte: Remy Design

Acima de tudo, além de democratizar o desenho, a utilização de um software 3D como o Rhinoceros permite que o usuário aplique todo seu processo de criação da joia, desde o esboço da concepção, formas, medidas e conceitos de design até realizar a experimentação de materiais.

O  que vimos até agora está totalmente relacionado ao processo de criação e desenho da joia. No entanto, as vantagens de usar um software 3D se estende à outras etapas do processo e, inclusive, na produção de joias, semijoias e bijuterias.

software-3d-para-ourives
Desenho/Modelo 3D de Brinco Renderizado no Software Rhinoceros - Amanda Rodrigues

7 motivos para usar um software 3D no ramo joalheiro

1 - Crie e produza joias até 3x mais rápido

O primeiro passo para produzir uma joia, como vimos, é o desenho técnico. No segundo passo, um ourives ou modelista de cera produz uma peça piloto, em cera ou metal, que será utilizada para fabricação de um molde.

Essas duas etapas podem demorar horas, ou mesmo dias, se considerarmos acabamentos e correções. 

No entanto, com um software 3D, como o Rhinoceros, o desenho 3D pode ser feito em poucas horas ou até minutos. Já o desenho técnico 2D pode ser gerado com apenas alguns cliques.

desenho-tecnico-feito-no-rhinoceros
Desenho Técnico 2D gerado no Rhinoceros

Depois disso, esse desenho 3D é exportado como um arquivo de extensão .stl e impresso em 3D com a mesma velocidade.

Essa peça impressa pode ser uma peça piloto para fabricação do molde ou pode ser fundida diretamente, como veremos no próximo tópico.

arquivo-stl-joia
Arquivo .stl pronto para impressão 3D
anel-3d-feito-no-rhino
Modelo 3D do Anel - modelado no Rhinoceros
molde-de-joia-impressa-3d
Anel impresso em 3D (verde) | Molde de Silicone | Anel em Cera para Fundição (azul)

Além disso, você pode visualizar a joia em qualquer ângulo. Você pode salvar a modelagem em partes e usá-las, posteriormente, em outros projetos ou outras joias. Esse recurso permite a criação de uma biblioteca de modelagens de caixas de cravação, bases de brinco, anéis base para personalização, entremeios, fechos e materiais. Isso torna todo o processo criativo e produtivo rápido e dinâmico.

Portanto, as etapas que levavam dias, agora podem levar poucas horas. Além disso, se levarmos em conta que uma impressora 3D pode imprimir 10, 15 ou 20 modelos de uma só vez, a economia de tempo é muito maior.

O profissional que estaria criando a peça piloto pode se dedicar à realizar cravações, modelar outras peças em 3D, dar acabamento em peças prontas, enfim, ter o tempo melhor aproveitado gerando resultados efetivos para a empresa.

2 - Elimine etapas de produção da joia

Se a joia for exclusiva ou será produzida em pequena escala podemos, inclusive, eliminar processos.

Em primeiro lugar, podemos eliminar a produção do molde, já que a joia impressa em 3D pode ser enviada diretamente para fundição. Em segundo lugar, eliminamos a etapa da injeção de cera no molde, que seria utilizada no caso de pequena escala de produção.

Em outras palavras, podemos imprimir em 3D a quantidade de joias desejada e enviá-las diretamente para a fundição, sem trabalhar com molde e injeção de cera.

Portanto, além de eliminar processos, economizamos gastos com material, ganhamos tempo e evitamos o estoque de moldes sem utilidade.

3 - Gere uma peça piloto (matriz) perfeita e precisa

Se optarmos por produzir a peça piloto devemos considerar que o trabalho manual, por mais experiência e dedicação que o ourives tenha, pode não ser totalmente simétrico, pode apresentar pequenas falhas e defeitos.

Entretanto, desenhando a joia em 3D, essas imperfeições não existem. Quando a joia for impressa em 3D terá a uniformidade, perfeição e precisão que só um software 3D pode proporcionar.

matriz-de-anel-impresso-em-3d
Matriz de anel impresso em 3D

Da mesma forma, as joias impressas que vão direto para a fundição também serão precisas e exatamente iguais ao modelo 3D (desenho 3D).

4 - Ganhe tempo no acabamento e tenha riqueza de detalhes.

Portanto, com o que já vimos anteriormente, podemos concluir que os recursos de precisão, simetria e controle do desenho 3D (modelagem 3D) geram uma economia de tempo no acabamento e, ainda, garantem riqueza de detalhes.

5 - Teste e venda a joia antes de produzir

É possível fazer modificações em qualquer modelagem de joia, alterações rápidas e precisas. Ajustes de produção, ajustes necessárias, personalização de peças, enfim, pode testar inúmeras possibilidades alterando o desenho inicial.

Além disso, pode vender antes de produzir apresentando o modelo renderizado da joia ao cliente. A renderização consiste no processo de aplicação de materiais, iluminação, sombra, entre outros, para simular uma condição real.

A partir disso, obtemos uma imagem com realismo, muito parecida com uma foto. Essa imagem pode ser feita para muitos tipos de divulgação, avaliação do cliente ou análise de diferentes materiais.

desenho-3d-renderizado-no-rhino
Desenho 3D renderizado no Rhino

6 - Crie sua própria marca e coleção de joias.

Com as ferramentas do software 3D, a experimentação, o exercício da criatividade e a possibilidade de testar materiais e formas diferentes são ilimitados.

Hoje em dia, as consumidoras estão buscando joias que tenham significado pra elas, que tenham personalidade, que as representem. E não é só o público feminino. Os homens aderem, cada vez mais, à utilização de joias e acessórios.

Acima de tudo essa representação vai além. Posso citar diversos públicos específicos como jovens, religiosos, noivas, crianças, minimalistas, enfim, são muitos.

Além disso, podemos “nichar” ainda mais, ser mais específicos como por exemplo: público jovem que gosta de rock, mães orgulhosas dos filhos e família, noivas que vão se casar durante o dia, homens descolados que gostam de esporte, executivos que apreciam ouro, fãs de rap que querem joias ostentação.

Eu poderia ficar horas escrevendo públicos específicos para escolher um cliente ideal. O segredo aqui é fazer parte de um grupo, criar e produzir o que eles desejam.  

Essa demanda vai totalmente de encontro à criação de coleções e marcas que tenham esse propósito: representar seu consumidor, produzir exatamente a joia que ele quer usar. 

7 - Atraia clientes com a experiência personalizada

Um outro exemplo da mudança do perfil consumidor é a chamada “Experiência do Cliente”. Com o tipo de vida que temos hoje, os valores estão se modificando.

As pessoas estão percebendo que o que nos faz realmente felizes são nossas experiências, os momentos vividos. Situações únicas que nos satisfazem e nos dão prazer.

Desenhando a joia junto com o cliente - Fonte: Leibish

Conclusão, proporcionar ao seu cliente a experiência de participar do processo de criação, do desenho e até da execução da joias é inesquecível pra ele. É um momento único que gera conexão dele com você e dele com a joia. E esse relacionamento, na minha opinião, é uma das chaves do suces

Quer baixar o Rhinoceros gratuito e modelar suas primeiras joias em 3D? Clique na imagem abaixo e acesse as aulas gratuitas.

Deixe um comentário

three + 8 =